O Lifecenter conta com mais de 200 leitos. Foto: Divulgação.

A Aruba, uma empresa da Hewlett-Packard Enterprise, foi escolhida para fornecer as soluções de tecnologia para modernização da infraestrutura do Hospital Lifecenter, localizado em Belo Horizonte. A implementação foi realizada pela Trinité Soluções.

O projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, foi implementada a rede LAN/WLAN, que possibilita o uso da tecnologia de checagem beira leito, que otimiza processos e atualiza dados automaticamente no prontuário do paciente. 

Além disso, a rede proporciona mobilidade aos funcionários e aos visitantes do hospital.

Já na segunda fase, foram implementadas soluções de geolocalização e rastreamento de ativos, que proporciona um ganho de produtividade e tempo na localização de equipamentos usados diariamente. Com ela, uma tag é colocada no equipamento, que indica onde ele está em tempo real. 

“Possuímos um prédio de 20 andares, por isso, há uma grande dificuldade de encontrar um equipamento importante que diversos profissionais possam utilizar. Agora encontramos um equipamento em poucos minutos. A possibilidade de não realizar um atendimento por determinado equipamento não ser encontrado reduziu drasticamente e tivemos um impacto imediato na produtividade da equipe”, comenta Hudson Santos, gerente de TI do Lifecenter.

 Além de agilizar o atendimento ao paciente, a gestão de ativos preserva o patrimônio do hospital. A solução cria cercas eletrônicas em torno de determinado equipamento, que impedem seu deslocamento para a área externa do prédio, com um alarme que avisa a segurança patrimonial.

Com um tempo total de dois meses para implementação, as novas soluções Aruba substituíram aplicações antigas do hospital que necessitavam de atualização. A instituição médica conta com mais de 200 leitos.

“O projeto inicial foi pensado para atender uma solução simples de cobertura de rede wi-fi para checagem beira leito e acabou se tornando muito maior, com a adição do asset tracking e diversas possibilidades futuras. A possibilidade de adquirir novas tecnologias para integrar as funcionalidades já existentes sem necessidade de um novo investimento em infraestrutura foi importante para o cliente”, diz Guilherme Fortes, Territory Manager da Aruba para Minas Gerais e Nordeste. 

Com a conclusão da implementação, a Aruba segue prestando o serviço de suporte para o Lifecenter.

“A vertical de saúde é a que mais cresce na Aruba, com uma média de 50% ao ano. O maior desafio dos hospitais e clínicas médicas atualmente é melhorar a experiência de seus pacientes. A nossa infraestrutura LAN/WLAN líder de mercado possibilita o desenvolvimento de várias soluções inovadoras para este mercado”, conclui afirma Eduardo Gonçalves, Country Manager da Aruba para o Brasil.