A Profarma Specialty está em fase de implementação de um projeto de rastreabilidade com a R&B. Foto: Divulgação.

A Profarma Specialty, joint venture criada a partir da associação entre a Profarma e a AmerisourceBerge, está em fase de implementação de um projeto de rastreabilidade com a R&B Rastreabilidade Brasil. 

O trabalho envolve os seis centros de distribuição da empresa e busca adequação ao projeto de rastreabilidade do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) imposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Com a utilização do sistema R&B Pharma e o GetPharma, a joint venture passa ter um único ponto de integração com o WMS e ERP (sistemas de controle de estoque e gerenciamento operacional) para o recebimento dos dados de rastreabilidade. 

O GetPharma foi desenvolvido para comunicação horizontal entre os elos da cadeia farmacêutica, funcionando como uma rede interligada com possibilidades para download e upload de dados.

Ao participar do projeto piloto, ao lado de players como hospitais e indústrias farmacêuticas, a Profarma Specialty será a primeira distribuidora a se adequar ao SNCM, que registrará as movimentações de 200 mil unidades ao mês dos produtos fornecidos à empresa ao longo dos próximos três anos.  

“Nós possuímos uma cultura de oferecer a melhor qualidade em serviço aos nossos clientes e não poderia ser diferente quando se trata da rastreabilidade de medicamentos, por isso fizemos investimentos em tecnologias que nos auxiliam nesse processo”, destaca Patrick von Schaaffhausen, vice-presidente de estratégia e operações da Profarma Specialty.

Com a implementação do processo de rastreabilidade, a Profarma Specialty tem o controle de cada uma das unidades movimentadas desde o seu recebimento até a expedição, sabendo qual número serial foi expedido ao seu cliente. 

Fundada em 2014, a Profarma Specialty é uma joint venture formada a partir da associação da Profarma, player do setor de saúde no Brasil, e AmerisourceBergen, líder mundial em especialidades farmacêuticas. Em seu portfólio, apresenta um soluções em saúde para oncologia, dermatologia, vacinas, medical devices e hospitalares.