Felipe Althoff, CEO da AltoQi (Foto: Divulgação)
A AltoQi, catarinense referência no desenvolvimento de softwares de modelagem 3D para projetos de engenharia e gestão digital de construção civil, captou um valor não revelado junto ao Açolab Ventures, fundo de CVC pertencente à ArcelorMittal.
Com sede em Florianópolis e 36 anos de história, a AltoQi afirma ser a maior empresa da América Latina em seu setor.
Ao longo de sua trajetória, já apoiou mais de 70 mil projetistas, construtoras e órgãos públicos na transição para processos mais digitalizados e conectados.
A empresa conta com um time de 320 colaboradores, que agora avança na construção de um ecossistema completo de gestão digital da construção.
Entre suas soluções mais consolidadas estão o AltoQi Eberick, referência nacional em cálculo e projetos estruturais, o AltoQi Builder, voltado para projetos de instalações prediais e o AltoQi Visus, plataforma que conecta pessoas, projetos, orçamento, planejamento, cotações, medições e monitoramento de obras, permitindo decisões orientadas por dados.
A operação da Açolab resulta na aquisição de uma participação minoritária na empresa.
“Em um setor historicamente desconectado e com baixa maturidade tecnológica, essa parceria fortalece a transformação da cadeia da construção rumo a soluções mais conectadas, inteligentes e sustentáveis”, comenta Felipe Althoff, CEO da AltoQi.
O investimento pelo fundo está alinhado à estratégia da ArcelorMittal de estimular soluções que antecipem o uso de tecnologia desde a fase inicial dos projetos, favorecendo a adoção de sistemas construtivos industrializados em aço.
A integração de cálculos, simulações e planejamento tem potencial para reduzir desperdícios, encurtar prazos e gerar ganhos de sustentabilidade em toda a cadeia da construção civil.
O Grupo ArcelorMittal está presente em mais de 60 países, contando com mais de 210 mil empregados.
A empresa é a maior produtora de aço do Brasil, com capacidade instalada superior a 12,5 milhões de toneladas ao ano. Com plantas industriais em seis estados, emprega cerca de 17 mil pessoas no país.
Fundado em 2021, o Açolab Ventures, gerido pela Valetec Capital, é um fundo que conta com R$110 milhões destinados a investimentos em startups e empresas alinhadas à estratégia de transformação da ArcelorMittal com iniciativas focadas na digitalização industrial, rastreabilidade de resíduos, eficiência energética, produtividade no canteiro de obras da construção civil e soluções de moradia inteligente.
