GASTOS

Banco BV corta custos em nuvem com IBM

Solução contribuiu para gestão orçamentária junto aos provedores AWS, Google e Microsoft.

16 de setembro de 2025 - 18:54
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Banco BV, marca do Banco Votorantim, aprimorou sua gestão orçamentária com gastos em nuvem com a implementação da Cloudability, solução da IBM, multinacional americana de tecnologia.

Segundo a instituição financeira, o principal desafio era escalar o uso da nuvem e, ao mesmo tempo, incorporar a disciplina financeira em todas as camadas da organização.

Com os recursos de alocação da ferramenta implantada, o banco obteve visibilidade granular dos gastos por equipe e linha orçamentária, automatizando relatórios, detecção de anomalias e recomendações de redução de custos em todos seus três provedores de serviços em nuvem (AWS, Google e Microsoft).

Ao longo do processo, a IBM também forneceu automações de API e programas de habilitação personalizados para garantir que a plataforma fosse totalmente incorporada às operações diárias.

Com isso, a transparência de custos e a disciplina financeira passaram a ser incorporadas à estratégia de nuvem do banco.

Desde então, a instituição já evitou quase 30% dos custos projetados com nuvem por meio de otimização proativa e detecção precoce de anomalias. 

As equipes agora acessam dados de gastos com nuvem quase em tempo real, na avaliação da empresa promovendo decisões mais inteligentes e um alinhamento orçamentário mais rigoroso.

Além disso, as previsões tornaram-se mais precisas, com margens de erro mínimas, permitindo que o banco antecipe riscos e se ajuste rapidamente. 

Fundado em 1991, o BV pertence ao Banco do Brasil e à família Ermírio de Moraes, atuando nos segmentos de crédito e financiamento para pessoas, corporate & investment banking, asset management e private bank.

Atualmente, é considerado o quinto maior banco privado brasileiro, com mais de 150 parceiros entre fintechs, marketplaces e outros.