BOLA

Barra sobe para C, com ajuda da SAP

Clube de Camboriú é apoiado pelos alemães e sonha com título.

08 de setembro de 2025 - 12:44
Jogador do Barra FC. Foto Tiago Winter / Barra FC

Jogador do Barra FC. Foto Tiago Winter / Barra FC

O Barra Futebol Clube, time de Balneário Camboriú com uma relação próxima com a SAP, conquistou a vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro neste final de semana, dia 6.

Em um jogo pelas quartas de final da Série D, contra o paranaense Cianorte, bastava ao time catarinense vencer por um resultado simples para avançar às semifinais e garantir a vaga na Série C, já que no jogo de ida a partida terminou empatada em 0 a 0.

Agora, mais tranquilo, o time irá disputar a semifinal contra a Inter de Limeira, do interior de São Paulo, rumo ao título do Brasileiro da Série D e, assim, comemorar com os parceiros alemães novos rumos.

A relação do Barra com a SAP não é totalmente clara. Sites de jornalismo esportivo como o G1, e os fãs de futebol catarinense em geral afirmam que a multinacional alemã é “dona” do clube, mas na prática talvez a coisa não seja bem assim. 

O atual diretor-executivo do Barra é um alemão, Sebastian Bacher, que trabalhou por 10 anos no Hoffenheim, um time de uma pequena cidade alemã que ascendeu até a primeira divisão bancado por dinheiro do bilionário Dietmar Hopp, um dos fundadores da SAP.

A SAP é patrocinadora do Hoffenheim, leva jornalistas para visitar o centro de treinamento e usa o Hoffenheim como uma espécie de “showroom” de tecnologias para o esporte, mas não é diretamente a dona do clube. 

Seja como for, o Barra parece estar fazendo a rota de ascensão um dia feita pelo Hoffenheim.

Fundado em 2013, o Barra construiu um estádio com capacidade para 5,5 mil torcedores e possui um CT moderno, digno de inveja para muitos times de outras categorias, como a Série B e até a Série A.

O local recebe mais de 80 atletas das categorias de base, além da sede administrativa do clube e dos alojamentos. 

O CT tem quatro campos de dimensões oficiais, dois de grama natural e dois artificiais, além de vestiários, espaços de crioterapia, fisioterapia, nutrição, salão de jogos, entre outros itens.

A SAP, ou Dietmar Hopp, entraram no circuito em 2022, ponto a partir do qual o Barra FC passou a servir como um “laboratório” para a SAP do Brasil, mais ou menos nos moldes do que acontece na Alemanha com o Hoffenheim. 

O time mantém parceria com os clubes europeus, com intercâmbios e transferências de jogadores.

Desde 2022 na elite do futebol catarinense, os próximos passos são avançar nas semifinais, conquistar o título da Série D e tentar um título estadual, já que disputou as semis por dois anos consecutivos.