
Capivaras atravessando um rio. Foto: Depositphotos.
A HireRight, multinacional americana que afirma ser líder global em soluções de verificação de antecedentes, acaba de comprar a BGC Brasil, uma das maiores no segmento no país.
Como o nome aponta, a HireRight é mais focada em checar possíveis contratações para departamentos de RH, o que, na gíria brasileira, se chama adoravelmente de “puxar a capivara”.
A BGC também checa pessoas, mas também empresas e ativos. Fundada em 2017, a empresa tem hoje 137 clientes ativos e cresceu 86% nos últimos dois anos, realizando cerca de 30 milhões de verificações apenas em 2024.
A HireRight é maior. Somente no último ano, a empresa processou mais de 120 milhões de verificações para mais de 34 mil organizações, incluindo metade das empresas da Fortune 100, rendendo um faturamento de US$ 700 milhões em 2023.
Com mais de 40 anos de experiência e presença em mais de 30 países, a HireRight vem ampliando sua presença na América Latina, iniciando com a abertura de uma subsidiária no México em 2021 e foi ampliada com a aquisição da argentina Inquiro Vitae.
No Brasil, a HireRight já vinha atuando em parceria com a BGC desde 2022.
“Com a consolidação da compra, fortalecemos nossa posição em um mercado que busca processos de contratação mais transparentes e seguros", afirma Gustavo Senges, country manager da HireRight no Brasil.
CAPIVARAS
Você já parou para pensar qual é a origem da expressão “puxar a capivara” para fazer uma checagem de antecedentes de alguém?
A expressão está em circulação desde os anos 90 e tem origem no argão policial e de investigação criminal brasileiro.
A explicação é simples: a capivara é um animal que deixa rastros grandes e fáceis de seguir.