Fernando Luciano Pereira, VP de Pessoas da Vivo.
A Vivo, uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, está usando inteligência artificial ao longo de todo o processo de seleção, desde a análise de currículos até o feedback para os candidatos.
Segundo informa a empresa em nota, a Vivo começou a usar IA nos seus processos de RH há um ano. O desenvolvimento foi interno e a Vivo não abriu quais foram os modelos usados.
No texto, a Vivo abre dados relativos ao processo de seleção para atendentes, uma posição de entrada no qual os requisitos são baixos e a rotatividade é alta. Não fica claro se IA está sendo usada também em outros perfis.
Seja como for, a Vivo divulgou que para os atendentes, o tempo de análise curricular caiu de 13 para apenas um dia. Na fase seguinte, na qual é avaliado se o candidato pode participar do processo, o tempo caiu 93%, passando de 48 horas para ser “em tempo real”.
Além dessas frentes, o projeto de utilização de IA na jornada de recrutamento e seleção da Vivo engloba outras fases prioritárias, como análise de testes, construção de pareceres e de feedbacks personalizados.
Segundo a Vivo, o uso de IA reduz o esforço operacional do time de recrutamento, permitindo foco maior no momento da entrevista.
“Para nós, quanto mais tech for o RH, mais humano ele será, já que a tecnologia possibilita que os times atuem de forma mais estratégica e consultiva com as áreas de negócio, gerando maior conexão humana tanto entre as equipes, quanto entre os candidatos, que terão uma jornada ágil, fluida e personalizada”, destaca Fernando Luciano Pereira, VP de Pessoas da Vivo.
Esse é o primeiro grande projeto de Pereira como VP de Pessoas na Vivo a vir a público.
O executivo assumiu o cargo em 2024, mas é um profissional de carreira na Vivo, com 16 anos de casa.
Antes de assumir o posto de VP, Pereira liderou equipes no segmento de serviços digitais, novos negócios e inovação.
Além disso, foi membro do Comitê da Wayra, iniciativa aberta de inovação e empreendedorismo da Vivo.
