
Gillian Stuart, CTO da Linx.
A Linx, líder em software de gestão para o varejo no Brasil, está apostando na tecnologia de inteligência artificial da Microsoft da porta para dentro, e também para fora.
A empresa divulgou que está adotando GitHub Copilot, um assistente de programação, assim como o AI Foundry, a plataforma do Azure para construir, treinar, ajustar e implantar modelos de IA.
Hoje, 30% do código do Microvix, o principal ERP da Linx, já está sendo gerado com o uso do GitHub Copilot, acelerando o desenvolvimento de novas funcionalidades, reduzindo erros e otimizando os processos internos.
O Microsoft AI Foundry já está “integrado ao dia a dia” das equipes da Linx, especialmente entre desenvolvedores, analistas de qualidade e times de DevOps.
A Linx já incorporou no Microvix um Agente de IA, desenvolvido com o Microsoft Azure AI Foundry e modelos do Azure OpenAI in Foundry, que está em fase piloto com um grupo de clientes.
Essa solução permite que os varejistas analisem dados de compras, vendas, estoque e clientes, além de gerar insights práticos e acionáveis para apoiar a tomada de decisões sobre o negócio.
“Vemos uma mudança no comportamento dos varejistas, que buscam cada vez mais autonomia na análise de dados e rapidez para responder às dinâmicas do mercado. Com IA, isso se torna realidade", explica Gillian Stuart, CTO da Linx.
Stuart assumiu recentemente o cargo de CTO, mas fez carreira na Linx, onde está há quase 15 anos.
As possibilidades de uso de IA na Linx são grandes. A empresa tem um portfólio grande de produtos, cobrindo todo tipo de nichos diferentes dentro do varejo.