
Oracle agora tem dois CEOs. Foto meramente ilustrativa. Foto: Depositphotos.
Clay Magouyrk e Mike Sicilia, dois executivos da casa, acabam de ser promovidos para o posto de CEOs da Oracle, passando a dividir o comando da gigante de tecnologia.
Safra Catz, que liderou a empresa na última década, passa para o posto de vice-presidente do conselho de administração, sob o comando do fundador da Oracle, Larry Ellison.
Magouyrk está na Oracle desde 2014 e liderava o programa responsável pela segunda geração da infraestrutura de nuvem da empresa. Ele é apontado como um dos responsáveis pelo design e a maneira como a OCI é vendida.
Sicilia liderava a unidade de aplicações, na qual é feita a oferta de software para setores como saúde, bancos e varejo, nos últimos tempos com foco na oferta adicional de agentes de IA.
Como o background dos novos CEOs mostra, a Oracle segue apostando pesado em serviços na nuvem turbinados por IA.
O uso de dois CEOs não é novo na Oracle (a empresa, aliás, enfatiza que os dois são CEOs, e não co-CEOs). A própria Catz dividia o comando da empresa com Mark Hurd até a morte deste, em 2019.
A SAP, por um período a arquirrival da Oracle, também teve dois CEOs entre 2010 e 2014.
O modelo pode ter lá seus problemas: mais recentemente, em 2020, a SAP tentou emplacar novamente dois CEOs, um homem e uma mulher, mas a coisa toda não durou seis meses.