.jpg?w=730)
Ambiente interno do Porto Maravalley - Foto: Divulgação
O Porto Maravalley, hub de inovação e tecnologia idealizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, irá incluir em sua estrutura um espaço de inovação voltado ao segmento de saúde, em parceria com a Iniciativa FIS, um ecossistema que reúne as principais empresas do setor.
O projeto também contará com o apoio da Prefeitura do Rio e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A FIS utilizará seu know-how para atuar como aceleradora, fomentando o desenvolvimento e oferecendo mentoria, suporte à inovação e conexão com startups.
Já a Prefeitura entrará com uma estratégia de diversificação desse segmento econômico na cidade, contando com o apoio de universidades de referência no estado e da Fiocruz, uma das maiores instituições de pesquisa biomédica da América Latina.
A ideia é fazer a ponte tecnológica com grandes empresas, o setor público e centros de pesquisa para gerar soluções de impacto, além de impulsionar projetos voltados ao setor privado e ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Fundado em 2024 e com um investimento de cerca de R$ 30 milhões, o espaço conta com mais de 30 salas, coworking para 600 posições de trabalho, laboratório, auditório com capacidade para 170 pessoas, restaurante, café e arena para eventos.
Recentemente, foi anunciada a intenção de instalar um supercomputador fornecido pela NVIDIA, para criação de um polo de inteligência artificial (IA), em um investimento de R$ 90 milhões. Essa ação garantiria ao Rio o selo AI City da NVIDIA, o único na América Latina.
A FIS é uma entidade sem fins lucrativos sediada no Rio de Janeiro, criada para conectar lideranças, empresas e instituições do setor da saúde.
Sua criação teve como objetivo fomentar a inovação, gerar conteúdo relevante e influenciar políticas públicas para a melhoria do acesso à saúde na América Latina.
A iniciativa conta com parcerias de peso, incluindo Amil, AstraZeneca, Johnson & Johnson MedTech, Roche, Novartis, GSK e Hospital Samcordis, entre outros, além do apoio de entidades como ABIMED, Abrafarma, UNIDAS e demais organizações.
Prefeitura e FIS querem aproveitar o evento FISWEEK, que ocorre de 5 a 7 de novembro, no Rio de Janeiro, com previsão de reunir 10 mil pessoas e mais de 180 startups do setor de saúde, para lançar oficialmente a criação do hub.