Rede Mater Dei de Salvador - Foto: Site
A Rede Mater Dei, companhia mineira voltada à saúde, passou a utilizar agentes de inteligência artificial na gestão de seus hospitais através da Amazon Web Services (AWS) com o apoio da consultoria A3Data, especializada em dados e IA.
Desenvolvido por meio do GenAI Innovation Center da AWS, o projeto foi implantado, em um primeiro momento, no setor de faturamento da empresa.
A solução funciona com base em uma suíte de agentes autônomos de IA que percebem, decidem e agem para resolver problemas de forma independente, assumindo funções estratégicas semelhantes às de um analista de faturamento, capazes de atuar de forma integrada ou independente.
Dividido em dois ciclos, o primeiro, chamado Agente de Contratos, realiza a revisão de contratos dentro da base de dados da rede para garantir a renovação e acelerar o credenciamento de novos convênios.
O segundo, desenvolvido como Agente de Parametrização, verifica novos contratos em operação no hospital e revisa precificações negociadas.
Ambos os ciclos trouxeram um retorno sobre o investimento de 517%, com a redução de glosas, que são a falta de pagamento por parte dos planos de saúde devido a falhas administrativas, além de proporcionarem antecipação de receitas.
Os resultados positivos levaram à implantação de uma terceira solução, nomeada Agentes de Autorização. Aplicada ao fluxo cirúrgico, ela resultou em uma redução de 66% no tempo médio de autorização dos processos avaliados na ilha de controle.
O próximo passo é a expansão da suíte com agentes voltados à automação, como agendamentos, verificação de elegibilidade, autorizações com cotações e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), além da conferência de contas.
Também foram mapeados cerca de 12 agentes de IA que estão em desenvolvimento para atender o ciclo de receita de ponta a ponta, desde a análise e parametrização de contratos até a avaliação e o faturamento das contas hospitalares.
A expectativa com as novas ações é reduzir em 34% o tempo dedicado às atividades de gestão do ciclo de receita, diminuindo custos, garantindo um sistema mais organizado e consistente e trazendo maior sustentabilidade financeira à Rede Mater Dei de hospitais.
Fundada em 1980, em Belo Horizonte, a Rede Mater Dei de Saúde possui cerca de 2 mil leitos hospitalares, distribuídos em nove hospitais localizados em Minas Gerais, Bahia e Goiás. Um novo hospital está em construção em São Paulo, em parceria com a Bradesco Saúde, com previsão de inauguração em 2028.
Criada em 2012, a mineira A3Data é uma consultoria especializada em dados e inteligência artificial, com ênfase em projetos para estruturação de data lakes, implantação de self-service analytics e criação de modelos preditivos.
A companhia está presente no Porto Digital, em Recife, e no Cubo, em São Paulo.
A empresa atua nos setores financeiro, de saúde e automotivo, atendendo clientes como Stellantis, Inter, Rede Mater Dei de Saúde, Fleury ,Grupo Elfa, entre outros.
