RELATÓRIOS

Sensedia ganha up no Quadrante Mágico do Gartner

De “Niche Player” para “Challenger”. Entenda o que isso quer dizer.

03 de novembro de 2025 - 08:06
Kleber Bacili CEO e Cofundador Sensedia e Marcilio Oliveira CGO e Cofundador Sensedia.

Kleber Bacili CEO e Cofundador Sensedia e Marcilio Oliveira CGO e Cofundador Sensedia.

A Sensedia, empresa brasileira especializada em gerenciamento de APIs, ganhou um upgrade no Quadrante Mágico do Gartner para a área, passando de ser considerada um “Niche Player”, para ser considerada uma “Challenger”. 

No novo quadrante, a Sensedia está acompanhada por algumas grandes empresas  donas de soluções para a área, como AWS, SAP e Microsoft e uma outra empresa especialista, a WS02.

O quadrante dos líderes inclui Google, IBM, Salesforce (por causa da compra da Mulesoft) e outros players específicos da área Axway, Gravitee, Boomi e Kong.

Screenshot-2025-11-03-12-01-37

Para entender melhor: o Quadrante Mágico é um dos tipos de relatórios mais populares do Gartner, usado pela consultoria para resumir o posicionamento de empresas no mercado de forma gráfica com base em dois eixos.

Um deles, chamado “capacidade de execução”, mede aspectos mais práticos como qualidade, suporte, marketing e a situação financeira da empresa. 

O outro, chamado “integridade da visão”, dá uma nota para a visão de futuro e a capacidade de inovar, avaliando a estratégia de produtos, vendas e presença geográfica de cada player.

A mudança de quadrante da Sensedia indica que o Gartner avalia que a empresa avançou no quesito “capacidade de execução”, ficando mais ou menos na mesma posição quanto a “integridade da visão”.

Tudo isso pode parecer um pouco esotérico, mas o fato é que os relatórios do Gartner orientam muitas decisões de ponta, e estar num deles conta pontos para a Sensedia, que não chega a ser um nome conhecido internacionalmente.

No relatório, o Gartner apontou como pontos fortes da Sensedia a “ampla experiência e reputação no setor bancário e de serviços financeiros”, especialmente no atendimento a requisitos regionais da América do Sul. 

Outros destaques foram a abrangência da plataforma e o sucesso em superar “concorrentes tecnológicos de grande porte em seu principal mercado, a América do Sul”.

“Nossa inovação constante para oferecer suporte a arquiteturas AI-native e agentic, mantendo nossas forças em governança, segurança e experiência do desenvolvedor, continua gerando resultados”, afirmou Kleber Bacili, CEO da Sensedia.