PROCESSOS

Ypê usa agentes de IA da Rimini

Empresa já era cliente de suporte terceirizado para o seu SAP S/4 Hana.

28 de janeiro de 2026 - 06:27
Geraldo Pereira, CIO da Ypê.

Geraldo Pereira, CIO da Ypê.

A Ypê, indústria brasileira de produtos de higiene e limpeza, está usando agentes de inteligência artificial da Rimini Street para simplificar os processos do seu sistema de gestão S/4 da SAP. 

A empresa migrou para a última versão do ERP da SAP no ano passado e já tinha um contrato de terceirização de suporte com a Rimini. 

O que foi adicionado agora é o chamado Rimini Agentic UX, um produto que usa IA para orquestrar fluxos de trabalho, automatizar tarefas e reduzir etapas operacionais.

(Para quem está se perguntando qual é o modelo de IA que faz o Rimini Agentic UX funcionar, a Rimini não abre essa informação).

No caso da Ypê, estão sendo otimizados processos nos departamentos de atendimento ao cliente, vendas e outros, reduzindo de oito etapas manuais para apenas duas.

Um projeto como esse é uma vitrine para a Rimini, cujo pitch de vendas é justamente reduzir custos de suporte de ERP para liberar investimentos em outras áreas.

No caso dos agentes de IA, uma vantagem adicional seria a possibilidade de integração com outros sistemas corporativos incluindo SAP, Oracle, ServiceNow, CRM, RH e outras plataformas de software.

"A SAP pensa apenas no ambiente SAP, mas a Rimini Street pensa em todas as integrações", disse Geraldo Pereira, CIO da Ypê. "Com a oferta Agentic UX da Rimini Street, agora tenho uma vantagem importante e um caminho inteligente para ter a IA em toda a empresa", agrega Pereira. 

Fundada em 1950, a Ypê conta com mais de 7,3 mil colaboradores e uma linha com mais de 450 produtos em 23 categorias, incluindo as marcas Assolan, Atol, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Siene e Action de Ypê — comercializados no Brasil e fora do país.

A empresa tem unidades fabris nas cidades paulistas de Amparo, onde fica sua sede, e Salto, além da baiana Simões Filho, das goianas Anápolis e Goiânia, da mineira Itajubá e da pernambucana Itapissuma.