CAFÉ

Melitta gere SKUs com IA da Rimini

Projeto usa inteligência artificial em um aspecto complexo do negócio da empresa.

05 de fevereiro de 2026 - 12:11
Vai uma cafezinho aí? Foto: Divulgação.

Vai uma cafezinho aí? Foto: Divulgação.

O Grupo Melitta, multinacional alemã conhecida pelo café, está usando uma solução de inteligência artificial em um processo chave: a gestão das chamadas unidades de manutenção de estoque, conhecidas no jargão pela sigla em inglês SKU. 

A tecnologia usada é o Agentic UX, uma interface criada pela Rimini com base na Now Platform da ServiceNow para orquestrar processos com agentes de IA e automação de tarefas.

O SKU é o código que identifica de forma única cada item que uma empresa vende, incluindo aí as características do produto em si, como a quantidade de café, mas também informações específicas de cada mercado como canal, tributação e logística.  

Dentro de um sistema de gestão, esses SKUs precisam ser cadastrados e recebem uma camada adicional de regras de negócios internas a partir do qual o produto X é liberado para compras, produção, vendas e estoque.

O que a Melitta está fazendo é integrar IA nesse processo dentro do SAP por meio do Rimini Agentic UX, acelerando a criação, classificação e validação assistida de materiais e dados mestres de SKU.

Na prática, a Melitta deixou de lado o seu processo antigo, que envolvia o preenchimento manual de uma planilha pelas áreas de negócio e a introdução manual no SAP pelo time de TI, um processo manual que envolvia 16 telas diferentes do sistema e durava duas semanas. Agora, tudo é feito em quatro dias. 

"O Rimini Agentic UX nos deu uma visão funcional da automação de criação de SKUs e mostrou um potencial claro para agilizar um processo que historicamente era manual", disse Daniel Buono, chefe de TI da Melitta.

A nota da Rimini não chega a dar mais detalhes práticos sobre como esse processo funciona na Melitta, mas certamente não é uma atividade simples. 

A Melitta oferece produtos variados, como cafés moídos e em grão, filtros de papel, cafeteiras automáticas e manuais, cápsulas de café, e acessórios para preparo como balanças, canecas e coadores. Só o site brasileiro da marca oferece 76 tipos de café.

Tudo isso é multiplicado pela presença mundial da empresa, cujos produtos estão à venda em cerca de 86 países ao redor do mundo.

A iniciativa certamente também tem desdobramentos no Brasil, no qual a Melitta está presente desde 1968 e é um dos principais mercados da companhia no mundo e um centro industrial e comercial fundamental para suas operações na América do Sul.

Segundo a Rimini, o Rimini Agentic UX é uma forma de "empacotar" a IA Agêntica com 20 soluções verticais prontas, indo de logística à finanças.

A nova oferta de agentes de IA se encaixa com o negócio principal de suporte terceirizado para ERPs da SAP da empresa, cujo pitch de vendas é justamente reduzir custos para liberar investimentos em outras áreas mais quentes.

No caso particular da SAP, essa abordagem permitiria pular o investimento necessário para migrar para o S/4, a última versão do software da multinacional alemã, da qual um dos atrativos é justamente o acesso a recursos de IA.