Varejista possui 43 lojas em operação em 21 cidades do interior paulista. Foto: divulgação.
A Pague Menos, rede de supermercados com atuação no interior de São Paulo, adotou a solução da Payface, empresa de soluções de pagamento por reconhecimento facial, integrada aos cartões private label da marca.
Segundo a companhia, o processo exigia que o cliente esperasse pela emissão do cartão físico e criasse uma senha, para então ativá-lo em sua primeira compra, o que se tornava uma barreira à adesão ao meio de pagamento.
A alternativa de pagamento via "CPF e token" mitigou o problema, mas sua dependência de app, conectividade e senha limitou a adesão a apenas uma pequena parte do público.
Com a ferramenta da Payface, a jornada de compra agora leva, em média, 20 segundos. Neste caso, foram utilizados dispositivos dedicados no lugar das tradicionais webcams, segundo a empresa, para priorizar a segurança e a usabilidade do sistema.
Luciano Vianna, gestor de produtos e serviços financeiros da Pague Menos, destaca que o projeto não apenas aprimora a eficiência e a experiência de compra, mas também impulsiona o compromisso ESG da rede.
“A solução de biometria facial elimina a emissão de cartões plásticos, combatendo o descarte de materiais de difícil reciclagem e ciclo de vida curto. Com essa mudança, há uma redução expressiva no uso de insumos derivados de petróleo”, avalia Vianna.
Fundada em 1989 em Americana, a Supermercados Pague Menos registrou um faturamento anual de aproximadamente R$ 3,86 bilhões no último ano, consolidando-se entre as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil.
Atualmente, a rede possui 43 lojas em operação em 21 cidades do interior paulista, com forte atuação nas regiões metropolitanas de Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto.
A companhia emprega mais de 7 mil colaboradores diretos e possui um gigantesco complexo administrativo e logístico em Santa Bárbara d'Oeste (SP), com 200 mil metros quadrados e capacidade para abastecer até 50 lojas.
Já a Payface foi fundada em 2018, em Florianópolis, por Eládio Isoppo e Ricardo Fritsche. Entre os meios de pagamento conectados pela IDtech, estão cartões de crédito, private labels, wallets, adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento.
Com um time de 100 profissionais, a empresa já tem projetos implementados em varejistas dos estados de Santa Catarina, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua lista de clientes inclui nomes como Super Muffato, St. Marche e Zona Sul.
