
Foto: Divulgação
A RT-One, multinacional americana de tecnologia, oficializou a aquisição do terreno em Minas Gerais para construir seu novo data center dedicado ao processamento de inteligência artificial e segurança na nuvem, com custos iniciais previstos em R$ 6 bilhões.
O espaço está situado na saída de Uberlândia em direção à cidade de Prata, na Zona Oeste do estado. Na primeira fase, o data center terá capacidade instalada de 100 MW, com plano de expansão para até 400 MW.
Segundo a empresa, este será o maior data center de IA da América Latina, ocupando uma área superior a 1 milhão de m², sendo 630 mil m² de terreno útil e 300 mil m² destinados à preservação ambiental.
O campus contará com uma infraestrutura de última geração projetada para atender às demandas de processamento de alta performance, serviços de nuvem soberana, segurança cibernética e workloads de inteligência artificial.
“A capacidade de processamento de IA é vital para o mundo moderno. Data centers robustos, seguros e soberanos são a base para essa nova era digital. Trazer essa infraestrutura ao Brasil é preparar o país para competir globalmente, gerar empregos de qualidade e capacitar novos talentos para liderar a transformação digital”, comenta Fernando Palamone, CEO da RT-One.
Este será o segundo investimento em data center que a RT-One realiza no Brasil.
O primeiro foi anunciado na cidade paranaense de Maringá, em fevereiro deste ano, e seguiu os mesmos planos de investimento, na casa dos R$ 6 bilhões, com uma estrutura similar.
No Paraná, o projeto encontra-se em fase pré-operacional, sob análise da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e dos órgãos reguladores.
Fundada em 1990, a RT-One é especializada em inteligência artificial, segurança cibernética e computação em nuvem, com sede nos Estados Unidos e presença no México e na Suíça.