.jpg?w=730)
Tela do jogo da Spaten - Foto: Divulgação
A Spaten, marca de cerveja alemã pertencente à Ambev, acaba de lançar o jogo de videogame retrô Spaten Fight Game, uma maneira inusitada de promover a luta de boxe que a marca está patrocinando entre Wanderlei Silva e Popó Freitas.
Inspirado no visual do lendário Street Fighter, misturado com Final Fight e outros jogos de fliperama dos anos 90, o jogo foi desenvolvido pela Statera, uma produtora brasileira de jogos autorais, em parceria com a agência de publicidade Gut.
Fácil de jogar, intuitivo e divertido, o game tem abertura com uma mini-história dos lutadores se provocando entre si, inspirada nas aberturas dos jogos clássicos, além de cenários criados para insinuar o lifestyle dos jogadores, como o barco do Cachorro Louco ou a cabana do Belfort.
Os jogadores podem escolher entre três lutadores (Silva, Belfort ou Popó), em dois rounds, com direito a golpes típicos de boxe e magias customizadas para cada personagem.
A princípio, a luta de Wanderlei “Cachorro Louco” Silva seria contra o rival Vitor Belfort, em uma revanche entre dois dos principais lutadores brasileiros de MMA. Belfort enfrentou Silva em 1998 e venceu o adversário em apenas 44 segundos de confronto.
Dessa vez, a revanche aconteceria se não fosse uma concussão grau 3 que acometeu Belfort durante os treinamentos, semanas antes do confronto. A concussão é uma lesão cerebral muito comum em esportes de contato.
É aí que entra o tetracampeão mundial de boxe e supercampeão mundial unificado, Popó “Mão de Pedra” Freitas, que foi convidado para substituir Belfort em um card que ainda terá as lutas:
• Peso-leve (até 61 kg): Beatriz Ferreira x Maira Moneo – Boxe
• Peso-médio (até 74 kg): Hebert Conceição x Yamaguchi Falcão – Boxe
• Peso-pena (até 66 kg): Thiago Manchinha x Wanderson Barcellos – MMA
• Acelino “Popó” Freitas x Wanderlei Silva – Boxe
O jogo foi disponibilizado em três versões: online no PC, no celular e em arcades físicos espalhados por alguns locais de São Paulo e na Praça da Baleia, na região da Avenida Faria Lima, no dia 25 de setembro, em um evento realizado dois dias antes do confronto.
Os cinco melhores no ranking geral do jogo virtual serão premiados com ingressos para o confronto. O mesmo acontecerá com quem comparecer ao evento do dia 25 e disputar o campeonato promovido pelos patrocinadores.
Os duelos do Spaten Fight Night 2 acontecerão em São Paulo, no dia 27 de setembro.
A Statera foi fundada em 2020, com foco em jogos autorais que tragam “experiências novas”, seja por mecânicas, história, música ou estética (retrô ou moderna).
Alguns jogos da marca ficaram famosos, como o Pocket Bravery, inspirado por clássicos como Street Fighter, Fatal Fury e The King of Fighters. Outros títulos estão no portfólio ou em desenvolvimento, como Guns N’ Runs, Naughty Geese, Arashi Gaiden e Shield Strike.
A Gut foi fundada em 2018 e é uma agência de publicidade e marketing criativo. Em 2023, foi adquirida majoritariamente pela Globant, empresa de tecnologia com atuação global que tem buscado investir e integrar criatividade com tecnologia.
Com escritórios em várias cidades importantes, como Miami, Buenos Aires, São Paulo, Cidade do México, Los Angeles e Amsterdã, a empresa oferece serviços de publicidade, estratégia de marca, marketing digital, criação, mídia, design, produção, conteúdo e tecnologia.
Entre seus clientes estão grandes marcas como Mercado Livre, Google, AB InBev, Kraft Heinz, Coca-Cola e Tim Hortons.
Desde 2021, a Spaten faz parte do portfólio de cervejas premium da Ambev, que passou a produzi-la em vez de importá-la, para atender à demanda do mercado de puro malte junto a outras marcas.
Criada em 1999, a Ambev nasceu da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Em 2004, fez uma fusão com a belga Interbrew, formando a AB InBev e chegando a 18 países.
Somente no Brasil, são 32 cervejarias, duas maltarias, 100 centros de distribuição direta e seis de excelência, além de 32 mil colaboradores.