Foto: Depositphotos
A TIM Brasil, uma das maiores operadoras do país, fechou um novo contrato de cinco anos com a Oracle para acelerar a adoção de inteligência artificial por meio da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
De acordo com a companhia, um dos focos do projeto é a aceleração de agentes de IA especializados ao longo de pontos-chave da jornada dos clientes, buscando garantir experiências cada vez mais personalizadas e eficazes.
Um exemplo é o Agente de Contas, que compara faturas entre diferentes meses, explica eventuais variações, simplifica o entendimento e acelera a resolução de consultas relacionadas à faturação.
Durante a fase piloto deste projeto, a TIM reduziu o tempo de atendimento em 18% nos chamados tratados nesta jornada e espera novas melhorias à medida que a implementação se expanda.
Para Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, os agentes de IA representam um avanço importante na estratégia de colocar a tecnologia a serviço da experiência do cliente e criar oportunidades para evoluir ainda mais.
“Um agente personalizado que entende cada detalhe de cada conta de cada cliente, explica qualquer variação e tira dúvidas com uma experiência 100% personalizada e digital, com zero atrito – sem necessidade de ligação para um atendimento humano – oferece a conveniência e personalização que buscamos nas interações com nossos clientes”, afirma Mattar.
Ao todo, a TIM já identificou mais de 100 casos de uso de IA, com 24 pilotos em andamento. Sete projetos estão em produção e mais seis planejados para começar ainda este ano.
Subsidiária da Telecom Italia, a TIM chegou ao Brasil em 1998 e foi a primeira operadora a cobrir todo o território nacional com tecnologia GSM.
Hoje, a empresa se destaca por sua ampla cobertura 4G e investimentos em 5G, especialmente por meio de projetos de conectividade em áreas remotas.
No terceiro trimestre deste ano, a companhia registrou uma receita líquida de R$ 6,7 bilhões, alta de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Oracle foi fundada em 1977 e soma mais de 400 mil clientes em 21 indústrias. O faturamento da multinacional é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2025, foi de US$ 57,4 bilhões.
No Brasil, a americana tem clientes como Vivo, Grupo Bimbo, Petz, Anima Educação, Globo, B3, Itaú, Bradesco, TIM, Oxxo, iFood, Facily, Grupo Herval, SkyOne, Mutant, Mercado Eletrônico, Sambatech, Suzano e WildLife.
