CONECTIVIDADE

TIM finaliza maior projeto de modernização de rede móvel

Iniciativa teve impacto direto em cerca de 10 milhões de clientes, contemplando a capital e o interior paulista.

31 de outubro de 2025 - 15:02
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A TIM concluiu o maior projeto de modernização de rede móvel de sua história e um dos mais amplos já realizados no setor de telecomunicações no Brasil, contemplando a capital paulista e três mil sites em 64 sites com DDD 11, ampliando em 40% a capacidade de rede do estado paulista.

Além disso, a ação também modernizou a infraestrutura de cidades do interior nos DDDs 12, 13, 15 e 19. 

Na região, a expansão foi significativa, com mais de 700 sites adicionais instalados, ampliando a cobertura e beneficiando milhares de usuários em cerca de 160 cidades.

Ao todo, o projeto teve impacto direto em cerca de 10 milhões de clientes.

A partir da iniciativa, a operadora lidera os principais indicadores do 5G no último estudo em Interlagos da consultoria independente Opensignal, como velocidade de download, qualidade consistente e experiência de confiabilidade.

Mesmo com o crescimento acelerado da capacidade e da cobertura da rede, a TIM conseguiu reduzir o consumo total de energia em cerca de 15%. 

Essa eficiência é possível devido ao uso de equipamentos mais modernos e práticas operacionais sustentáveis.

No 5G, a TIM mais que dobrou o número de cidades atendidas, passando de 94 no início do ano para 220 em outubro. 

A cobertura estadual avançou de 70% para 90%, enquanto o tráfego médio na rede 5G subiu de 28% em janeiro para 34% no mesmo período. 

Na capital, a operadora registrou crescimento acelerado do tráfego em 5G, com aumento próximo de 50% em bairros estratégicos como Itaim, Morumbi, Jardins e Campo Belo.

“Com mais capacidade, cobertura ampliada e menor consumo de energia, conseguimos entregar uma rede ainda mais veloz, capaz de suportar o crescimento do tráfego de dados e preparar o caminho para inovações futuras em 5G e serviços digitais. Seguiremos empenhados em levar ao público a melhor experiência digital, sempre combinando tecnologia de ponta, eficiência operacional e responsabilidade socioambiental”, afirma Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.

A TIM é uma das principais companhias de telefonia móvel do Brasil, atuando também nos segmentos de internet banda larga e telefonia fixa. 

Subsidiária da Telecom Italia, a empresa chegou ao país em 1998 e foi a primeira operadora a cobrir todo o território nacional com tecnologia GSM. 

Hoje, a TIM se destaca por sua ampla cobertura 4G e investimentos em 5G, especialmente por meio de projetos de conectividade em áreas remotas. 

No segundo trimestre deste ano, a companhia registrou uma receita líquida de serviços móveis de R$ 6 bilhões, alta de 5,5% contra R$ 5,7 bilhões do mesmo período do ano anterior.

O principal motor foi a forte performance do pós-pago, além de uma estratégia voltada à monetização da base.