FUTEBOL

Grêmio integra APIs com Sensedia

Projeto contará com a GX2 para conectar SAP, Salesforce, Vtex, Totvs e sistemas internos.

03 de fevereiro de 2026 - 18:21
Marcilio Oliveira (Sensedia), Tiago Limberger Hendges (Grêmio) e Alexandro Vigo (Sensedia). Foto: divulgação.

Marcilio Oliveira (Sensedia), Tiago Limberger Hendges (Grêmio) e Alexandro Vigo (Sensedia). Foto: divulgação.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, vai integrar seus sistema essenciais com a Sensedia, especializada em gerenciamento de APIs, e a GX2, empresa de desenvolvimento de software com atuação global.

No projeto, a Sensedia será responsável por apoiar a implantação da governança de APIs, padronização de integrações e escalabilidade das soluções. Já a GX2 atuará no desenvolvimento, sustentação e evolução contínua do ambiente.

Ao conectar plataformas como SAP, Salesforce, Vtex, Totvs e sistemas internos, o clube busca melhorar a governança e padronização de APIs e preparar o clube para picos massivos de acesso típicos de dias de jogos e campanhas promocionais. 

“Hoje temos muitos sistemas funcionando de forma isolada e precisamos conectá-los para entregar uma experiência muito mais completa ao torcedor”, explica Tiago Limberger Hendges, gerente de TI do Grêmio. 

A ideia é construir uma jornada digital orientada à experiência do torcedor, além de integrar operações entre Arena (o estádio do clube) e Grêmio, especialmente na autenticação e no acesso de sócios. 

Em dias de jogo, o volume de acessos e transações dispara: são cerca de 22 mil ingressos enviados por partida, entre 1 mil e 1,5 mil vendas diárias, aproximadamente 500 pedidos por dia no e-commerce e quase 100 mil logins em apenas 15 minutos em clássicos como o Grenal.

Nesse cenário, a integração via APIs se torna essencial para garantir estabilidade, segurança e fluidez em todos os pontos de contato com o torcedor. 

“Entre as prioridades estratégicas para os próximos meses está a construir uma arquitetura moderna e resiliente, que permita ao clube crescer de forma sustentável, ampliar receitas digitais e oferecer uma experiência fluida em toda a jornada do torcedor”, finaliza Hendges. 

Fundado em 1903 em Porto Alegre, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense soma conquistas como o Tricampeonato da Copa Libertadores da América, um campeonato Mundial Interclubes, Bicampeonato Brasileiro, Pentacampeonato da Copa do Brasil e 43 títulos estaduais. 

Seu estádio possui mais de 194 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 57.387 torcedores.

A Sensedia é resultado de um spin-off da CI&T, uma grande companhia campinense na área de desenvolvimento de software (com grande presença internacional, inclusive), em 2006.

Hoje, a empresa é uma multinacional provedora de plataforma de gerenciamento de APIs, soluções de integrações e microsserviços, além de serviços profissionais. 

Entre os seus clientes, estão nomes como Sicredi, Stefanini, SulAmérica, Natura, Cielo, Honda, Cinemark, Elo e Netshoes.

Fundada em 2007 em Porto Alegre, a GX2 Tecnologia tem clientes como Nestlé Brasil, Digio, CREA-RS, Dasa e Taurus.

Além de estar localizada no Instituto Caldeira e no Tecnopuc, a empresa está presente nos hubs Cubo Itaú, em São Paulo, e P7 Criativo, em Belo Horizonte. Recentemente, inaugurou um braço internacional em Orlando, nos Estados Unidos.